Loading...
life

Um seguro de vida é um contrato pelo qual o segurador se compromete a pagar o capital contratado em caso de morte do segurado (seguro em caso de morte) ou sobrevivência (seguro em caso de vida). Os seguros de vida podem também incluir coberturas complementares que garantam suporte financeiro em caso de invalidez da pessoa segura.

O mediador de seguros é um agente autónomo, portanto, tem a possibilidade de comparar as coberturas oferecidas por cada seguradora, assim como, as exclusões existentes no seguro, aconselhando o cliente sobre a melhor opção. Além disso, auxilia na resolução de dúvidas e no processamento de reclamações e sinistros. A mediação de um orientador não provoca aumento de prémio para o segurado.

Um seguro de vida surge como forma de prevenir, a nível económico, as consequências da morte ou da sobrevivência numa determinada idade. Essas consequências podem ser partilhadas ao transferir as responsabilidades para uma Seguradora de Vida. O objetivo de um seguro de vida é prevenir financeiramente:

  • A Família

    • Perante uma situação de falecimento.
  • O Próprio

    • Perante uma situação de Invalidez Total e Permanente em que a pessoa segura não consegue exercer definitivamente uma atividade.
    • Perante Invalidez Absoluta e Definitiva, em que a pessoa segura, além de não exercer qualquer atividade remunerada, precisa de assistência de terceiros para necessidades vitais, como por exemplo alimentar-se, vestir-se, calçar-se, etc.

O montante recebido poderá fazer face à liquidação de despesas como as de habitação, escola dos filhos, crédito ao consumo, impostos, pagamento do funeral ou de despesas médicas associadas a um estado de Invalidez.

O tomador do seguro, na formalização da apólice, designará os beneficiários do seguro em caso de sinistro, bem como o valor correspondente a cada um deles. Caso o segurado não tenha especificado, a indemnização será liquidada aos herdeiros legais, ou ao próprio em caso de invalidez.

A vida é o que temos de mais valioso e quando algo imprevisto a coloca em perigo, percebemos a importância da prevenção. O seguro de vida é um investimento que é feito no presente para garantir a estabilidade financeira da família no futuro. Se protegemos o nosso automóvel e a nossa casa, porque não proteger o futuro daqueles que mais amamos? O seguro de vida é a melhor proteção contra acidentes, doenças graves, invalidez ou morte, circunstâncias que reduzem o orçamento familiar. É uma solução imediata para continuar a atender às despesas quando a principal fonte de receita não está disponível. Desta forma, a pessoa segura e a sua família terá o tempo de que necessita para se adaptar à nova situação, sem a angústia de não poder arcar com os pagamentos. Existem hoje soluções de proteção financeira, com coberturas para doenças graves, que permitem enfrentar despesas associadas a diabetes e demência – mas também problemas oncológicos, doenças cardio-vasculares ou esclerose múltipla por exemplo.